Rede de descanso Denaná

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

História da Rede - Cap. 4

Necessidade lírica e o ato de dormir são temas refletidos por Câmara Cascudo no capítulo 4 do livro Rede de Dormir. Eis trecho que escreveu a cerca do dormir, seja em cama ou rede.
"Dormir é viajar. Fica o corpo abandonado à sua imobilidade trágica, passível à qualquer inimigo e sem a defesa da matilha dos sentidos que desertaram também. O 'espírito' animador dos movimentos desapareceu e como não pode morrer, jornadeia para longe, vendo paisagem e cenas, irrecordáveis ao despertar. A posição do corpo, dos braços e da cabeça anunciam sistemas preventivos de afastamento das forças adversas e dos males invisíveis, somente anunciáveis pelo vago diagnóstico dos sonhos".
No próximo post seguiremos com o capítulo 5 do livro Rede de Dormir. Para ver todos os posts desta série clique em Marcadores/História da Rede.

2 comentários:

  1. olá, queria agradecer pelas postagens sobre a história da rede.. estou fazer um projeto que é baseado a rede. Espero que continue postando, irá concerteza me ajudar bastante. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sthephany,
    Pode acompanhar nosso blog que seguiremos com a série "História da Rede", baseada no livro do professor e historiador potiguar Câmara Cascudo. A publicação de 1959 é até hoje a mais completa pesquisa sobre rede de dormir/descanso.
    Sds,
    Liliane Gurgel

    ResponderExcluir