Rede de descanso Denaná

sábado, 27 de agosto de 2011

História da Rede - Cap. 7

Câmara Cascudo continua, no capítulo 7 do livro Rede de Dormir, a discorrer sobre a origem da rede entre o Caraíba e o Aruaque. Veja.
"Não posso dizer que família ameríndia teceu e divulgou primeiro a rede de dormir. Há quem o possa fazer, decidindo-se pelos Caraíba, pelos Aruaque, pelos Tupi. Todos usavam. Os marinheiros de Colombo encontraram os Aruaque e os de Pedro Álvares Cabral os Tupi. E viram a rede de dormir balançando com um homem dentro, feliz.
Ninguém que eu saiba pode informar o certo. Karl von den Steinen dizia que os Caraíba teciam com fios de algodão e os Aruaque com fibras de palmeiras. (...).
Aruaque e Caraíba possuíam a indústria das hamacas. Os Aruaque tinham redes de fibra de palmeiras. Os Caraíba empregavam os fios do algodão. Ehrenreich dava a prioridade ao aruaco mas Karl von den Steinen decidiu na justiça prudente do rei Salomão: - 'Já depois da viagem de 1884 chamei a atenção para o paralelismo existente entre a região do Xingu e a das Guianas, dizendo que tanto lá como aqui a rede de algodão parecia origem caraíba, sendo proveniente dos Nu-Aruaque a de fibra de palmeira. (...)'".
No próximo post continuaremos com o capítulo 8 do livro Rede de Dormir. Para ver todos os posts desta série clique em Marcadores/História da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário