Rede de descanso Denaná

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

História da Rede - Cap. 6

Capítulo 6. Câmara Cascudo narra sobre uma discussão sem fim, como ele próprio definiu. A origem da hamaca está entre o Caraíba ou Aruaque?
"Max Schmidt e Erland Nordenskiold afirmaram pertencer à cultura aruaque o tear de madeira que os cronistas coloniais encontraram funcionando na América, na maioria do tempo e do espaço. Este tear foi decisivo para a divulgação da rede de dormir no Brasil e na América do Sul.
Caracterizar o Aruaque como tendo feito as redes com as fibras das palmeiras e dos cipós era forma de entregar-lhe a inicial da indústria porque o ciclo da utilização algodoeira é bem posterior.
É óbvio que o Caraíba, apesar da fama de criador de hamaca, recebeu-a da mulher aruaque, fiandeira e tecedeira por tradição ininterrupta. Se a cerâmica era um dos seus títulos de glória, ainda Krickeberg informa que foram eles nos bosques tropicais os 'grandes mestres em cerâmica e cesteria, assim como na arte de fiar e tecer'".
No próximo post continuaremos com o capítulo 7 do livro Rede de Dormir. Para ver todos os posts desta série clique em Marcadores/História da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário